VÍDEO: em menos de 24h, botão do pânico é acionado novamente para atender idoso


Pelo segundo dia consecutivo nesta semana, o botão do pânico foi acionado no Calçadão de Santa Maria. Na manhã desta sexta-feira (25), uma mulher buscou atendimento pela torre de monitoramento para socorrer um idoso que sofria de um mal súbito.


Os operadores do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) orientaram a mulher e imediatamente repassaram a situação ao Corpo de Bombeiros que, em cerca de seis minutos, já estava no local prestando os primeiros socorros à vítima de 78 anos, que na sequência foi encaminhada a um pronto atendimento municipal.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Até o momento, não foi divulgado o estado de saúde do idoso. Nas imagens disponibilizadas pelo Ciosp, é possível ver o momento em que a mulher aciona o botão de emergência e o instante em que os bombeiros chegam para atender o homem. No vídeo também mostra o momento exato em que o idoso cai em frente a uma agência bancária.


Instalada em 31 de julho no Calçadão de Santa Maria, a torre de monitoramento, que conta com um botão de emergência e câmeras de alta resolução, é um dispositivo de segurança para atender pessoas em situação de risco, desorientada ou em emergência.


Avaliação

O Superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro analisa o uso da torre de monitoramento após quase um mês de sua implementação:


— O resultado tem sido muito positivo. O retorno também, tanto para nós da Segurança Pública, devido à agilidade do acionamento, quanto para a população em geral. O Calçadão é um local de muita circulação de pessoas, é um local que se faz necessário a presença de órgãos de Segurança Pública. Dispositivos assim favorecem o atendimento e facilitam a comunicação da população conosco — salienta o superintendente.


Acionamentos anteriores

Na quinta-feira (25), um idoso se engasgou com um pedaço na carne e foi atendido por guardas municipais após um homem solicitar atendimento pela torre de monitoramento. Os agentes conseguiram desobstruir as vias aéreas do idoso ao realizarem a manobra de Heimlich, técnica de primeiros-socorros para pessoas em situação de engasgamento.


Na semana passada, um casal apertou o botão ao se sentirem importunados por um homem que estava nas proximidades. O chamado ocorreu durante a noite e, após um primeiro atendimento realizado por meio da torre de emergência, uma equipe foi até o local para averiguar a situação. O tempo entre o acionamento do botão e averiguação foi de nove minutos.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jovem é preso por porte ilegal de arma durante revista Anterior

Jovem é preso por porte ilegal de arma durante revista

Foragida é recapturada em cidade da região Próximo

Foragida é recapturada em cidade da região

Polícia/Segurança